Legislativas (9)


Pedro Correia,

{0}&w=171[1].gif

 

As eleições ganham-se ao centro. E as excepções só confirmam a regra, como a vitória de Pirro do Syriza na Grécia comprova oito meses depois. Ninguém ficou menos surpreendido do que eu: enquanto outros lhe entoavam hossanas, logo em Janeiro vaticinei aqui que a coligação liderada por Alexis Tsipras iria “desfazer-se em poucos meses” e o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, seria “o primeiro a abandonar o barco”.
António Costa foi criticado, e muito bem, por se ter esganiçado nessa altura em louvor do Syriza. Recentrou-se entretanto, por convicção ou tacticismo: o secretário-geral do PS sabe que só ganhará as legislativas se sacudir a poalha esquerdista que foi acumulando na gola do casaco.
Paulo Portas e Passos Coelho foram condescendentes nos debates televisivos que travaram com Catarina Martins. Percebe-se: não disputam eleitorado com ela e até lhes dá jeito que o Bloco de Esquerda cresça um pouco, à custa do PS, seguindo o princípio dos vasos comunicantes. Eram debates que qualquer deles se deu ao luxo de perder ou empatar sem custo de qualquer espécie: os votos tresmalhados no BE funcionam como uma espécie de seguro da coligação contra a intempérie socialista.

O Bloco – esgotada a sua agenda “fracturante”- ficou sem bandeiras. Órfão da liderança carismática de Francisco Louçã, está entalado estrategicamente entre o PS e a “verdadeira esquerda”, pura e dura, a do PCP. Catarina Martins mais não tem repetido nesta campanha do que as teses comunistas. Sobre a construção europeia, o euro, o Tratado Orçamental, a “reestruturação da dívida”, o PS como “aliado da direita”.
Para os eleitores que restam do BE só haverá voto útil se puder conduzir a uma solução governativa à esquerda: enquanto partido de protesto com visibilidade na cena política portuguesa, chega e sobra o PCP. No entanto nada disso tem reflexos na mensagem de Catarina Martins, que já se situa à esquerda do Syriza – antiga “esperança para toda a Europa”, rapidamente esmorecida. Cada vez mais longe da família dominante no socialismo europeu.

Neste contexto, o apelo lançado pela porta-voz bloquista no minuto que lhe restava do frente-a-frente com Costa, na noite de segunda-feira, foi quase patético: o Bloco de Esquerda admite agora “conversar” com o PS… se o PS abdicar das suas bandeiras eleitorais.
Desta forma, Catarina empurrou o líder socialista para o centro. Ele agradece-lhe a gentileza, certamente, porque isso contribui para cativar o eleitorado flutuante dessa área. Já agora: Jerónimo de Sousa também. Porque o PCP tem garantidos de antemão os votos da “verdadeira esquerda” mesmo que os amanhãs tenham há muito deixado de cantar.

0 comentários em “Legislativas (9)”

  1. As esquizofrénicas esquerdas portuguesas, intelectuais e socializantes, ignorantes e ultrapassadas, foram arrumadas por um serralheiro cujo filósofo predilecto é apenas e só o PoetAleixo.

    Mas não se mancam…A velha cassete de Jerónimo ainda continua a ter mais crédito que as pen e dvdês dos concorrentes directos.

    1. Os “princípios” perdem-se muito antes do fim. Veja o caso grego: toda a pseudo-retórica moral do Syriza – partido-irmão do BE – se eclipsou num par de meses.
      O próprio Syriza foi-se eclipsando – primeiro a trote, agora a galope.

    2. Os principios pagos com o dinheiro dos outros, acabam com o dinheiro dos outros.

      Ficam os princípios que o caro Anónimo estiver disposto a pagar.

      Tendo em conta a reacção generalizada dos “anónimos” à crise dos refugiados, parece-me que não estão dispostos a pagar grande coisa, mesmo quando o princípio é salvar da morte homens, mulheres e crianças que passaram os últimos 4 anos bem pior que nós.

  2. a “verdadeira esquerda”, pura e dura, a do PCP

    Não concordo que o PCP seja uma esquerda mais pura do que o BE. Tem apenas uma forma de atuação diferente, leninista, com o “centralismo democrático”, que lhe garante uma maior uniformidade na intervenção.

    1. Logo aí, nessa componente leninista e nesse centralismo dito democrático, é de facto mais pura e dura. Por mais directamente herdeira da genuinidade – na falta de melhor palavra – da mitificada (ainda e sempre para, ao que parece, muitos que só a conheceram de ouvir contar e recusam dogmaticamente outra versão que não essa) União Soviética.

      Costa

      1. Mas a União Soviética não é a mais pura das esquerdas. De forma nenhuma.

        Entretanto, para além da organização e da tática leninistas, que caraterizam o PCP mas não o BE, há de facto uma diferença ideológica entre os dois: o PCP é anti-Europa, o BE é pró-Europa. Nesse sentido, sim, pode dizer-se que o PCP é mais “duro” do que o BE.

        1. Não será, talvez. E a discussão seria longa e muito provavelmente ociosa, fora de um fechado círculo académico e dentro desse estrito âmbito. E coisa irrelevante (ou talvez não, porque blasfema) para o eleitorado do PCP.

          Que lá se vai renovando quanto necessário, com meticulosa precisão (parece eternizar-se a geração de “comunistas” dos tempos do PREC ) para manter uma já quase intemporal estabilidade. Pudesse isso dizer-se do BE …

          Donde, da pureza, no contexto que interessa, dou a coisa por encerrada. Da dureza, escreveu você.

          Costa

          Ps.: isso de tática ” é o quê? É brasileiro, o Lavoura?

  3. Passos Coelho e Portas não foram condescendentes com Catarina Martins.

    Perderam o debate porque não tinham nada a dizer (a menos que gritar Grécia seja debater alguma coisa).

    Eu também conheci um menino que quando perdia um jogo dizia “foi porque eu quis” (como quem diz: fui condescendente). Mas isso é uma fase que deveria passar aos 8 anos e é feia de ver em gente crescida.

    1. Passos e Portas disputam eleitorados completamente diferentes do Bloco de Esquerda. Interessa a ambos que o BE progrida eleitoralmente para travar a ascensão do PS.
      Isto explica o facto de Costa ter sido muito mais duro – incomparavelmente mais duro – com Catarina Martins do que Portas ou Passos.
      Isto não é matéria de opinião: é matéria de facto.

      1. Fazer figura de urso frente a outro candidato é um modo muito curioso de tentar ganhar votos.

        Foi isso o que Passos e Portas fizeram.

        Se esse raciocínio fizesse sentido então o debate era inútil. Nenhum votante o ia ver.

  4. Antes de tudo gostaria de dizer-lhe que em nada vejo o que tenha vaticinado nesses dois primeiros links, que se repetem, que anexa. Quem vaticina as metamorfoses sou eu e não o Pedro. Aqui, em meu comentário, afirmo isso:
    “Traduzir uma sociedade em números, que é a coisa mais simples de fazer, e numa opção de vida só revela que é a imaginação que deve estar no poder. Com todas as transformações ou metamorfoses que se assistirá no tempo”.

    E essas transformações e metamorfoses vieram de uma França empenhada na ajuda à Grécia, aqui:
    http://economico.sapo.pt/noticias/franca-esta-a-ajudar-a-grecia-a-desenhar-as-novas-propostas_223244.html

    Na mudança de atitude do FMI, aqui:
    http://economico.sapo.pt/noticias/lagarde-prefere-reestruturacao-a-um-perdao-da-divida-grega_227466.html

    e na corroboração de tudo isto por Sapin, aqui:
    http://economico.sapo.pt/noticias/lagarde-prefere-reestruturacao-a-um-perdao-da-divida-grega_227466.html
    confirmando posteriormente que estas negociações teriam efeito em OUTUBRO/2015.

    Apesar do ardil que a Alemanha pretende colocar à reestruturação da dívida grega ela está condenada ao fracasso:
    http://brasilsoberanoelivre.blogspot.pt/2015/08/novo-ardil-alemao-para-evitar.html

    O resto que vai vertido pretende somente desviar as atenções do facto de ter sido Passos e Portas a usarem a situação grega e o Syriza como manobra para encapotarem o modelo que eles mesmo adoptaram em Portugal dando um golpe de mão para fazer cair o PEC IV (acordo Sócrates/Merkel) e tomando o poder através desta artimanha adoptam mais tarde não só este último PEC como vão mais longe.
    Mais ainda, usam o Syriza e a Grécia como modelo para demonstrar o que lhes faltou cumprir a eles em verdade, isto é, ou convocavam um referendo ou demitiam-se abrindo espaço a novas eleições para proporcionarem que o povo por eles traído pudesse novamente pronunciar-se.
    É claro que a cartilha de seus apoiantes pretende correr uma cortina em torno de tudo isto.

    Tsipras só vem demonstrar que em tudo, e em particular em honestidade, é diferente de seus críticos.

    E o Syriza não se desmembrou. Novas vagas virão da Grécia e a Europa não é mais a dos meninos do coro.

    1. Citação minha, a propósito do novo governo grego, empossado quatro dias antes:
      «Esta coligação vai desfazer-se em poucos meses. Resta ver o que virá depois.»
      (31 de Janeiro, 22.26)
      Facto: Tsipras anunciou a demissão e a convocação de legislativas antecipadas a 21 de Agosto:
      http://www.reuters.com/article/2015/08/21/us-eurozone-greece-resignation-idUSKCN0QP1Q820150821

      Citação minha, a propósito do novo ministro grego das Finanças, Varoufakis:
      «Ou muito me engano ou o Sr. Varoufakis será o primeiro a abandonar o barco…»
      (1 de Fevereiro, 1.06)
      Facto: Varoufakis abandonou o Governo a 6 de Julho, em ruptura com Tsipras:
      http://www.theguardian.com/world/2015/jul/06/greek-finance-minister-yanis-varoufakis-resigns-despite-referendum-no-vote

      1. Meu caro, o que apresenta não é nenhum vaticínio. A coligação não se desfez. Foi Tsipras que sempre submeteu as decisões ao critério do povo grego.

        Houve mudanças com a nova postura de França e os acordos estabelecidos entre Merkel, Tsipras, Hollande e Juncker, ao arrepio do Ecofin.

        Tsipras só tinha mesmo de fazer o que fez dizendo porque o fez e revelando que tinha acabado de conquistar aquilo que antes lhe negavam, isto é, a possibilidade da reestruturação da dívida e com um acordo que foi estabelecido, que ainda que duro, não como a Alemanha pretendia.

        Desde sempre afirmei, e mantenho, que foi muito útil para todos a postura inicial de Tsipras/Varoufakis.
        Mas também mantenho que até ao lavar dos cestos é vindima e que a questão grega não está encerrada com o acordo firmado. Quem afirmar o contrário mente e é cego.

      2. Faltou-me acrescentar na resposta anterior a este seu comentário que Varoufakis não sai em colisão com Tsipras. Foi um acordo estabelecido entre ambos – antes já se falava disso em círculos euripeus – na medida em que Varoufakis tinha entalado seus pares com seu vigor, em particular contra Schauble, e estes últimos não pretendiam continuar com ele nas negociações, pressionados pela Alemanha.

        Varoufakis só se opõe mais tarde a Tsipras, na ratificação do acordo.

        1. Varoufakis, o entalado, é que entalou?
          Meu caro, até nas tentativas de reescrever a história há limites impostos por um mínimo de rigor factual que vejo cada vez mais ausente dos seus apontamentos.

          1. O rigor factual é este: A coligação não se desfez, foi Tsipras que deu sempre os passos;
            Varoufakis sai em acordo com Tsipras, para que as negociações pudessem prosseguir. Aliás, entendo que Varoufakis é mais útil, agora, fora do que dentro. Está mais livre para fazer o que tem vindo a fazer, e bem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *