Os filmes da minha vida (46)


Pedro Correia,

Algumas sumidades gostam de traçar fronteiras irredutíveis entre o chamado “cinema artístico” e o denominado “cinema comercial”, associando em regra o primeiro às produções europeias e o segundo aos estúdios de Hollywood. Sempre nesta linha dicotómica, valorizam aquilo a que gostam de chamar “cinema de autor”, ligando-o forçosamente ao realizador do filme e nunca ao produtor. E são inimigos figadais do star system, associando-o a um cortejo de futilidades.

Como em regra sucede com os rótulos, também estes são redutores. E até mistificadores. O apogeu do cinema europeu, nas três décadas que se seguiram à II Guerra Mundial, coincidiu com grandes receitas de bilheteira e teve como pilares diversos filmes que, à luz do critério adoptado pelas tais sumidades, inseriam-se nos parâmetros mais “comerciais” da Sétima Arte. Não esqueçamos que nesse mesmo período o cinema europeu — designadamente o francês e o italiano, saído da quase mítica Cinecittà, mas também o sueco, sobretudo com Ingmar Bergman — foi um dos maiores viveiros de vedetas de que há memória. Mesmo quando as equipas de filmagens desciam à rua, despindo-se do tradicional “artifício” associado ao cinema desde os tempos pioneiros de Georges Méliès. Mesmo quando a câmara se separava do tripé para encurtar distâncias entre ficção e realidade. Mesmo quando a voz off substituía os diálogos, em nítida aproximação da linguagem cinematográfica à literatura.

Os realizadores podiam cobrir-se de prémios em Cannes, Veneza ou Berlim. Mas o público acorria às salas ao encontro dos actores. Os italianos e os franceses, por exemplo, rivalizavam nesse tempo em popularidade com os mais credenciados ídolos norte-americanos. Acompanhados por legendas sobre a versão original ou dobrados nos mais diversos idiomas, davam a volta ao mundo propagando a linguagem do cinema. Eram (re)conhecidos pelo seu rosto e pelo seu nome em qualquer recanto do planeta. E ainda são, tantos anos e tantas modas depois: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Alain Delon, Anita Ekberg, Raf Vallone, Brigitte Bardot, Romy Schneider, Jean-Paul Belmondo, Catherine Deneuve, Vittorio Gassman, Jacqueline Bisset.

Até a Nouvelle Vague — paradigma do cinema “artístico” — tinha também os seus intérpretes de culto. Actrizes que propagaram novos conceitos de beleza feminina, como Jeanne Moreau, Monica Vitti, Anna Karina, Anouk Aimée e Delphine Seyrig. Actores que passaram a ser imitados um pouco por toda a parte, como Jean-Paul Belmondo, Maurice Ronet, Jean-Louis Trintignant e Jean-Pierre Léaud. Astros de matinés, ídolos de multidões, detentores de passaporte universal.

Esses intérpretes protagonizaram cenas destinadas desde o início a figurar no nosso imaginário colectivo, geração após geração. Lembro-me sempre de uma, emblemática a vários níveis: um despreocupado Belmondo descendo os Campos Elíseos com Jean Seberg (O Acossado, de Jean-Luc Godard, 1959) nesses tempos em que todos os sonhos pareciam possíveis. Dentro e fora das telas, no cinema como na vida.

6 comentários em “Os filmes da minha vida (46)”

  1. Caro Pedro Correia. Detesto a nostalgia, mas a imagem da Jean Seberg a descer os Campos Elísios e a anunciar o “New York Herald Tribune” não me abandonou nunca. Agora que o “International Herald Tribune” deixou de contar com artigos do “The Los Angeles Times” e do “The Washington Post”, ficando apenas com os textos do “The New York Times”, bem que podia perder de vez o “International” e regressar ao “New York”. A memória da “nouvelle vague” (expressão inventada pela Françoise Giroud, no “L’Express”, sabia?) ficava-lhe grata. Mas sabem lá eles quem é o Godard!
    Neste fim de ano em que me tenho divertido com o susto que o nosso Sporting tem pregado a algumas agremiações mais ou menos conhecidas, aqui lhe deixo um abraço de Boas Festas.

    1. Meu caro: não sabia que a expressão tinha sido inventada pela Françoise Giroud, uma jornalista que sempre venerei e por quem mantenho uma admiração sem limites.
      Também me recordo com frequência deste filme e desta cena, como símbolos de um tempo irrepetível mas inapagável. E jamais cesso de me espantar com a maravilhosa Jean Seberg – tão frágil, tão volátil, tão fugaz, tão perturbante, tão eterna – aqui e em ‘Lillith’, outro dos filmes da minha vida e das vidas de tantos de nós.
      Retribuo com gosto o seu abraço de Boas Festas no mais verde dos recentes Natais.

  2. Muitas dessas sumidades são tão arrogantes quanto inseguras. Aliás, a arrogância que usam para se exprimir não é mais do que um subterfúgio para iludir a inconsistência das suas opiniões, sempre tão condicionadas pelo pensamento dos seus gurus.

    1. Sim, Teresa. Funcionam de acordo com chavetas ou etiquetas e não sabem raciocinar fora desses parâmetros tão estreitos. Receiam o desconhecido e reagem instintivamente contra o que não conhecem. Resultado: são incapazes de reconhecer a qualidade quando não lhes chega acompanhada com as respectivas credenciais emitidas pelos gurus do gosto dominante. Muito do que é melhor acaba por lhes passar ao lado.

  3. » um despreocupado Belmondo descendo os Campos Elíseos com Jean Seberg », mas é preciso dizer mais alguma coisa? Como eu gostei deste seu post !
    A propósito (ou talvez não) porque não se vêm os clássicos na nossa Tv?

    Muito Boas Festas e um 2014 que não acabe de vez com a nossa paciência.

    1. É uma boa pergunta, Ana. Eu próprio já a fiz várias vezes aqui: a RTP tinha a obrigação de exibir com regularidade grandes clássicos do cinema. Para cumprir as obrigações de serviço público.
      Fico satisfeito por ter gostado do que escrevi.
      Boas Festas também para si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *