DELITO há dez anos


Pedro Correia,

21523202_SMAuI.jpeg

 

Ana Vidal: «Alguém já viu as notícias de hoje, que me possa informar? Enfim, depois da descrição exaustiva da primeira noite da selecção na África do Sul, que deve ter sido a notícia de abertura de todos os jornais, o que há de novo? Nada? Nadinha?? De certeza???»

 

João Carvalho: «Estou inocente e a Lusa quer denegrir-me. Confesso que os Carvalhos não gostam dos Sobreiros (que ainda são nossos primos), mas isso são problemas familiares antigos. Nunca conheci de perto qualquer Sobreiro, excepto aquele que ajudou o Amorim a subir na vida, nunca abati um Sobreiro ou outro membro da família, a única Benavente que conheço é a ex-candidata ao Porto e o único Espírito Santo que conheço é o de orelha, que a Lusa até conhece melhor do que eu por emprenhar pelos ouvidos.»

 

Leonor Barros: «Por este andar ainda nos restringem as viagens ao estrangeiro, o Infante Dom Henrique acabará esconjurado por ter tido a veleidade de se aventurar mares afora ou adentro, mais os navegadores todinhos, e os poetas naturalmente, que o Camões não se satisfez aqui pelo burgo e o Pessoa, que eram logo aos quatro ou mais, também já tinha andado lá pela África do Sul. Cambada de desvairados. Isso faz-se à pátria, seus ímpios?»

 

Sérgio de Almeida Correia: «Na Alemanha, a senhora Merkel decidiu aumentar a tributação sobre os bancos e a homóloga alemã da EDP. E por cá? Não se passa nada? O Dr. Paulo Portas deve andar embevecido com a sombra que os sobreiros produzem no auge da crise para ainda não ter dito nada sobre isto. Está visto que o rendimento mínimo e a retroactividade fiscal andam a limitar-lhe as qualidades.»

 

Eu: «Rosyln Taber (Marilyn Monroe), desencantada da vida, interessou-se pelo único homem que, sabendo ver para além das aparências, percebeu que ela era infeliz. Percebemos isso num sublime diálogo que marca Os Inadaptados (The Misfits), obra-prima de John Huston e um dos grandes filmes dos anos 60. “És a mulher mais triste que conheço”, diz-lhe ele. “És o único homem que não me diz que sou feliz”, espanta-se ela. Rendida à argúcia daquele anacrónico cowboy que faz do deserto do Nevada o seu lar iluminado por estrelas “tão longínquas que podem estar já mortas no instante em que olhamos para elas”. É ficção, claro. Mas podemos vislumbrar em tudo isto uma alegoria da própria Marilyn na fase crepuscular da sua carreira que culminaria pouco depois no mais mediático suicídio da história do cinema.»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *