Sir Humphrey Appleby – Bernard, o país é governado a partir das decisões que apresentamos aos ministros, não é?
Bernard Woolley – Claro que sim.
Sir Humphrey – Repare: se eles estivessem ao corrente dos factos, encontrariam neles inúmeras possibilidades e talvez até começassem a traçar planos próprios em vez de escolherem entre os dois ou três que nós elaboramos.
Bernard – Isso teria importância?
Sir Humphrey – Sim. Enquanto pudermos ser nós a elaborar as propostas, podemos orientá-los na direcção correcta.
Bernard – Podemos? Como?
Conselheiro amigo de Humphrey – É como um ilusionista. O truque das três cartas. Você sabe como é: dizemos para escolher uma e conseguimos que acabe por escolher aquela que nós queremos. O nosso truque é o das quatro palavras.
Sir Humphrey – Há quatro palavras sempre prontas a incluir numa proposta que o ministro acabará por aceitar.
Conselheiro – Rápido, simples, popular, barato. E há quatro outras palavras que levam qualquer proposta a ser rejeitada…
Sir Humphrey – … Complicado, moroso, caro, controverso. E, para termos a certeza de que ele não aceita mesmo, devemos dizer que a decisão é corajosa.
Bernard – É pior ser corajosa do que ser controversa?
Sir Humphrey – “Controversa” significa apenas que o fará perder votos.
Conselheiro – Se eles estiverem a par de todos os factos em vez de estarem apenas ao corrente de algumas opções, são capazes de começar a pensar pela própria cabeça.
Bernard – E este sistema funciona?
Sir Humphrey – Claro que sim! Fez da Inglaterra o que é hoje.

![article-0-031009E80000044D-711_634x400[1].jpg article-0-031009E80000044D-711_634x400[1].jpg](http://7.fotos.web.sapo.io/i/Bac090d51/19295643_IZVPH.jpeg)
No jornalismo é o mesmo.
Com a Esquerda no poder os adjectivos descansam nas redacções.
Quando a Direita(ou o que se chama Direita) chega ao poder os artigos passam a ter adjectivos como “polémico”, “controverso”, “caso”, “conflito”.
Sir Humphrey não é de esquerda nem de direita. É de todos os lados, de cima e de baixo. É de sempre. E está por toda a parte a “velar” por nós.
O Conselheiro aqui citado não é o Sir Arnold Robinson, Secretário Permanente do Gabinete do Primeiro-Ministro?
É bem possível, Luís. Não fixei.