Pressoterapia V


Patrícia Reis,

     POEMA QUOTIDIANO 

 

 

                                      É tão depressa noite neste bairro

                                      Nenhum outro porém senhor administrador

                                      goza de tão eficiente serviço de sol

                                      Ainda não há muito ele parecia

                                      domiciliado e residente ao fim da rua

                                      O senhor não calcula todo o dia

                                       que festa de luz proporcionou a todos

                                       Nunca vi e já tenho os meus anos

                                       lavar a gente as mãos no sol como hoje

                                       Donas de casa vieram encher de sol

                                       cântaros alguidares e mais vasos domésticos

                                       Nunca em tantos pés

                                       assim humildemente brilhou

                                       Orientou diz-se até os olhos das crianças

                                       para a escola e pôs reflexos novos

                                       nas míseras vidraças lá do fundo

 

                                       Há quem diga que o sol foi longe demais

                                       Alguns dos pobres desta freguesia

                                       apanhou-o na faca misturou-o no pão

                                       Chegaram a tratá-lo por vizinho

                                       Por este andar… Foi uma autêntica loucura

                                       O astro-rei tornado acessível a todos

                                        ele que ninguém habitualmente saudava

                                       Sempre o mesmo indiferente

                                       espectáculo de luz sobre os nossos cuidados

                                       Íamos vínhamos entrávamos não víamos

                                       aquela persistência rubra. Ousaria

                                       alguém deixar um só daqueles raios

                                       atravessar-lhe a vida iluminar-lhe as penas?

 

                                       Mas hoje o sol

                                       morreu como qualquer de nós

                                       Ficou tão triste a gente destes sítios

                                       Nunca foi tão depressa noite neste bairro

Quando ele acabou de ler o poema de Ruy Belo, no colchão da cama amarrotado, era um pensamento apenas. Uma memória. Ela estava encaixada na sua pele, como uma peça de seda, o corpo a pedir corpo, a pele na pele. Também por isso a poesia fazia sentido. O homem lembrou-se do quotidiano porque ali, àquela hora, preferia não saber nem de sol ou de ruas, de bairros ou espectáculos. O mundo, outra vez, podiam ser só eles. Que importância é que isso tinha? Mais do que o sol que pode morrer em qualquer de nós.

2 comentários em “Pressoterapia V”

  1. Bela pressoterapia!
    Sabe tão bem, não sabe (a outra, a propriamente dita…)? Com uma boa penumbra e sob a música de fundo, a acompanhar. É o que me vai salvando ‘por estos dias’!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *