O dilema do “partido autárquico”


Pedro Correia,

 

O PSD movimentou-se recentemente para ensaiar aquilo em que é perito: destronar um “líder” para entronizar outro, quase sempre em ruptura com o anterior – ambos unidos por uma sigla, mas separados em tudo o resto. Desta vez não resultou, por escassa margem num estreitíssimo universo de votantes, mas ninguém duvida que as tensões internas, mal cicatrizadas, irão manter-se à tona.

No último quarto de século, os sociais-democratas tiveram dez “líderes”: Aníbal Cavaco Silva, Fernando Nogueira, Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, Manuela Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho e Rui Rio. Gente para todos os gostos, como se viu e como se vê. O problema deste partido que tanto gosta de derrubar “líderes” não é dos dirigentes – é um problema de programa, de projecto, de objectivos e de espaço geográfico no panorama político português.

É difícil encontrar um partido como o PSD noutro país da União Europeia, onde os blocos políticos dominantes são os que equivalem em Portugal ao PS e ao CDS. O PSD é uma originalidade portuguesa, justificável pelas contingências do Portugal pós-revolucionário e pela extraordinária personalidade do fundador do partido, Francisco Sá Carneiro. Mas os tempos são outros: a amálgama ideológica que permitiu ao PSD (aliás, em bom rigor, PPD/PSD) implantar-se em largos sectores da sociedade portuguesa joga hoje contra este partido claramente incaracterístico onde os verdadeiros sociais-democratas sempre estiveram em minoria.

O PSD padece de um problema simétrico ao do PCP: enquanto os comunistas se tornaram essencialmente um “partido sindical”, que funciona como força de protesto mas sem correspondência em votos, o PSD foi-se tornando um “partido autárquico”, que serve para governar ao nível camarário, sobretudo em municípios de média dimensão, mas não no plano nacional.

Esta seria a questão mais urgente a debater pelos seus militantes no congresso que decorre em Viana do Castelo. Mas não. Como é norma em Portugal, o debate esgota-se na fulanização, dentro e fora das fronteiras partidárias. Toda a discussão gira à volta de pessoas ou de etiquetas. Como se um partido político fosse um clube de futebol, onde as ideias não são necessárias e por vezes só servem para atrapalhar.

Categorias psd

14 comentários em “O dilema do “partido autárquico””

  1. Em face da campanha do Pedro Correia ao longo dos anos por uma corrente que não é liberal nem social, apenas uma agremiação de pessoas que pretendem o poder a todo o custo para dele extraírem benesses convém realçar (só neste texto) as incoerências escritas :

    “O PSD movimentou-se recentemente para ensaiar aquilo em que é perito”

    Não foi o PSD…

    ” Desta vez não resultou, por escassa margem num estreitíssimo universo de votantes, mas ninguém duvida que as tensões internas, mal cicatrizadas, irão manter-se à tona “

    Com o Pedro Correia e outros decerto elas manter-se-ão a tona nem que seja a boiar agarradas aos xuxas e demais “liberais democratas”.
    As vitórias, são vitórias mas podemos sempre fazer contas á Costa poucochinho.

    “No último quarto de século, os sociais-democratas tiveram dez “líderes””

    Chefiar é uma coisa, liderar é outra…

    ” é um problema de programa, de projecto, de objectivos e de espaço geográfico no panorama político português “

    A evolução existe e não é estanque, vocês nem se dão ao trabalho de fazer oposição ao actual governo, preferem fazer oposição a quem quer mudar o “estado” actual que cada vez mais lembra o socratismo pré-bancarota.

    ” É difícil encontrar um partido como o PSD noutro país da União Europeia “

    Chama-se a isso democracia, pode não gostar mas é o que existe por cá…e não generalize que ainda aparece aqui alguém a refutar aquilo que escreveu.

    ” Como se um partido político fosse um clube de futebol, onde as ideias não são necessárias e por vezes só servem para atrapalhar. “

    Para os “liberais democratas” dentro do seu PSD, funciona assim.

    Ainda nem acabou o congresso e você e outros já lançam o tema das autárquicas para a frente…com a tal fulanização em pano de fundo, desprezando ideias e projectos.

    Posso-lhe dizer que a nível pessoal estou muito insatisfeito com o PSD e o autarca da minha cidade e se ele se voltar a candidatar, de certeza não voto nele, o mais provável é ficar em casa ou votar branco.

    WW

    1. Conclusão sua: o PSD já nem para partido autárquico serve. E no entanto lá estava o seu autarca ao lado do actual “líder” do partido, no palanque do congresso.
      Como é que apoia um sem apoiar o outro?

      1. Pronto, eu esqueci-me aí de uma palavra.

        Eu estou muito insatisfeito com o PSD “na minha cidade” e o respectivo autarca do PSD na minha cidade.
        Percebeu agora.

        WW

    2. Existe sempre quem queira destruir o PSD.

      A única frente contra o actual PS dos corruptos conluiados com o Sr.Costa é o PSD.

      Não queremos a esquerda actual, aceitamos um PS democr´tico não corrupto e também não queremos o pequeno pinóquio (ventura).

      A.Vieira

  2. E a mesma campanha insidiosa feita a quem lidera o PSD, já se iniciou no CDS, resta saber a quem interessa sendo certo que não é aos portugueses.

    WW

  3. O problema do PSD foi o mesmo do CDS, a impossibilidade ou vergonha de se ser afirmativamente de direita no País que a história recente marcou como certo o lado esquerdo da barricada. Foi extraordinariamente difícil às hostes de direita afirmarem-se abertamente, sob pena de serem fustigadas com impropérios pela opinião influente.

    Depois de tantos anos de relativo silêncio – com a ténue excepção dos anos dourados do cavaquismo onde a direita se descobriu após as facilidades de acesso ao crédito e a vida melhorada – e, agora, com a vaga dos populismos de direita europeia, seria natural que a nossa direita pusesse os corninhos o sol e ganhasse protagonismo. Mas, por cá, nem assim. Por não haver viabilidade prática para uma direita não populista. Ou seja, à direita o Chega tem por onde crescer, o CDS sem um Paulo Portas nem por isso e o PSD só terá a perder.

    Supondo a hipótese de haver significativa massa silenciosa que acredite em contas verdadeiramente certas e transparentes, no escrutínio das instituições, na isenção e celeridade da justiça, na ascensão por mérito, na igualdade de oportunidades, na justiça salarial, na garantia de segurança dos cidadãos, na manutenção do serviço nacional de saúde universal e eficaz, etc. (porque estas são as questão que interessam ao comum cidadão), a questão que se colocará a seguir é saber o que levará alguém a votar no PSD e não no PS (ou no CDS ou no Chega).

    Dir-se-á que o PSD estará mais à direita se defender uma economia livre, mas será isso impeditivo de ao mesmo tempo defender uma maior justiça salarial? É isso que invalida votos no PSD? Só por ser bandeira de esquerda? A maioria do eleitorado deixa de voltar no PSD por esta razão. A esquerda tem o monopólio da defesa e justiça dos direitos dos trabalhadores? Ou seja, para quê encostar o PSD à direita se o espaço do centro é o terreno natural deste partido?

    A menos que as ideias não interessem nada e na política dos nossos dias valha apenas a aparência. Se for esse o caso, então, RR que se diga de direita populista desde pequenino, que minta tudo quanto pode e depois actue em consciência e em desconformidade com o que apregoou.

    1. Tenho imensa dificuldade em reflectir sobre política usando esses termos geométricos que me parecem cada vez mais anacrónicos.
      O debate “esquerda/direita” reduz a política à dimensão do futebol.

      O PSD tem um problema central desde Outubro de 2015: necessita de novas parcerias estratégicas para voltar a ser um partido de poder a nível nacional – e até a nível autárquico, relativamente às principais cidades.
      O principal desafio da liderança que emerge do congresso de Viana é este: o de construir uma alternativa de poder aos socialistas. De resto, é um dilema que tem vindo a atravessar as principais famílias políticas europeias.

      Não por acaso, vemos agora o impensável: a CDU da chanceler Merkel a apoiar o candidato da Alernativa para a Alemanha no Estado da Turíngia.
      https://www.publico.pt/2020/02/05/mundo/noticia/alemanha-cdu-liberais-aliamse-afd-eleger-chefe-governo-turingia-1903002

      Não por acaso, vemos o PSOE em Espanha a abraçar o Podemos, repudiando um legado de quatro décadas, edificado por Felipe Gonzalez no congresso de 1979.
      https://es.wikipedia.org/wiki/Congreso_Extraordinario_del_PSOE_(1979)

      Não por acaso, vemos conservadores e verdes formar coligação na Áustria – surpreendendo tudo e todos.
      https://expresso.pt/internacional/2020-01-02-Austria.-Conservadores-e-Verdes-chegam-a-Governo-de-coligacao-para-proteger-o-clima-e-as-fronteiras

      Quanto a famílias políticas: recordo que a família política do PSD é o PPE – agrupamento conservador europeu – e não o PSE – agrupamento social-democrata e socialista.

      1. Ainda que as políticas a defender não tenham que estar entrincheiradas – aliás, não devem -, a geometria ideológica ajuda muito a reconhecer o ponto de partida das posições e, por muito que não se goste ou ache primário a dicotomia esquerda/direita ela subsiste e explica muito.

        Quanto ao resto, agradeço os alertas. A ver vamos se o rumo português terá alguma semelhança com os casos que apresentou.

        1. Portugal dificilmente será excepção. Os extremos crescem por essa Europa fora. Veja-se o Vox, aqui bem perto, já terceiro partido espanhol.
          Isto força toda uma reconfiguração de alianças nos tabuleiros políticos à margem dos moldes tradicionais. Quando escuto um político dizer hoje que é impossível o eleitorado expandir-se do centro para os extremos, questiono-me se esse político conhecerá bem o chão que pisa.

  4. Mais do que o posicionamento do PSD no espectro político, o problema actual (parece-me no meio da minha ignorância) é um problema de geografia — a questão do domínio crescente do PS nos meios urbanos e a própria perda de influência do PSD nos meios rurais do norte e do centro do país de onde provinha uma boa fatia da sua fidalguia — que complementava as ligações às academias no Porto e nas universidades privadas que entretanto sofreram todas uma derrocada na sua credibilidade e até na sua utilidade. O problema do PSD está ligado ao fim da percepção da existência do dinheiro europeu, ao enfeudamento de gestores do PS nos organismos que gerem os dinheiros dos QCAs, e à destruição e esvaziamento do interior que o PS vem operando há muitos anos através de organismos totalitários desenhados em Lisboa (como a Protecção Civil e as DRAs) que são mais uma instância do bloqueio que o Estado socialista e o municipalismo republicano da maçonaria suburbana está a fazer à sociedade civil fora das cidades. Nada pode mexer a não ser na órbita dos poderes autárquicos e do poder dos ministérios.

    O PSD é péssimo nisso porque é um partido civil, de pequenos proprietários e comerciantes, e estoirou todo o capital de confiança que existia com os erros sucessivos de PPC e as mentiras de Paulo Portas (que defraudou irremediavelmente os 15% que votaram nele em 2011). O sinal mais evidente da anemia do PSD é o desinteresse pelos congressos do Partido, que costumava ser o benchmark da política nacional. A última manifestação de confiança do eleitorado no PSD foi destruída por António Costa, não por mérito próprio mas pelo silêncio pactuante com que a comunicação social (e organismos maléficos como a agência Lusa) controlou a golpada eleitorial de António Costa — e a permanente auto-capacitação e auto-legitimização do Parlamento para legislar sobre coisas que não estavam nos programas eleitorais e que trouxe para a ribalta as demandas fracturantes e normalmente idiotas e incultas do PAN e do BE — porque são os filhos das madrassas públicas que estão agora a chegar ao poder. Em suma, O PSD perdeu qualidade nos seus quadros, mas o PS também.

    Agarrem-se, pá

    (mais importante ainda: estou na dúvida se se diz auto-legitimação ou auto-legitimização)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *