Efeitos do aborto ortográfico


Pedro Correia,

 

Já ouvi hoje, pela primeira vez, na televisão: alguém afirmou de dedo em riste que se “de têta” não sei o quê “no mapa”. Era de esperar.

25 comentários em “Efeitos do aborto ortográfico”

  1. Outra vai ser o “como mente”, já que “comumente” é suposto substituir o “comummente”… horribili dictu.

    1. Não vai ser, porque esta triste manifestação de miséria intelectual (não é em vão que Portugal é o país mais analfabeto da Europa e o Brasil um dos mais analfabetos do mundo) vai ter de acabar. E acabará se e quando nós, portugueses, assim o quisermos. Não depende de mais ninguém.

      1. O problema, caro fgh, é que esses portugueses são os mesmos que assistem à impunidade sobre os crimes televisionados, e não acho que estejam em condições de acabar com essa festa privada.
        A voz da nossa razão bate contra uma parede de silêncios, contradições e cumplicidades.

        Agora, como é óbvio, os processos que levaram à criação de uma grande força, têm inerente uma força muito maior.
        Depois, é só uma questão de saber de que lado ficar…

        1. Essa parede de silêncio existe, os deputados – com pouquíssimas e honrosas excepções, incrivelmente cobardes, ignoram o assunto, traindo o eleitorado* – mas há brechas abertas.
          Por outro lado, o itamarati ( um dos interessados na coisa) não conseguiu sequer que Dilma fosse convidada para jantar por Obama – o que diz muito do modo como os US olham “a grande potência brasileira” e terá aberto os olhos president”a”.

          * há mais ou menos um mês e meio, foram enviadas cartas a todos os deputados sobre o problema do dito acordo. Quase 90% não responderam – nem sequer para acusar a recepção! – algo que numa democracia a sério seria, hoje em dia, totalmente inconcebível.
          É esta gentalha que temos, mas apesar dela estou convicto que este crime – pois disso se trata – será travado.

    2. Isso é falso. Segundo o acordo, a palavra comummente não muda. E a sua segunda frase é completamente agramatical.

      1. Ambas as grafias são possíveis, a do Brasil não muda, e o acordo levará ao seu uso entre nós, tal como em “conosco”… é esse o “suposto”.

        Mais uma contradição da pretensa uniformização, nem conseguiram uniformizar palavrinhas destas…

        PS: Agramatical é o seu papagaio.

  2. Não tenho posição pró ou contra o chamado acordo, há coisas que me chocam outras que estranhava antes. Como oficialmente nos meus documentos em serviço tenho de usar o chamado acordo, aplico-o no dia a dia, pois eu não me conseguia orientar com duas ortografias e ainda assim não é fácil saber se dia-a-dia mantém o hífen.
    Mas vivo numa ilha a que alguns chamam fai-al por causa da falta daquele y que permitia ler Fa-i-al e há muito que vi leitores de momento lerem sau-da-de e fre-quente.

    1. “há coisas que me chocam outras que estranhava antes”
      Foi por isso que tivemos a mais duradoura ditadura do mundo ocidental – com direito a acordo ortográfico embora conseguissem ter um mínimo de decoro e de respeito que hoje se perdeu: não havia relvas nem equivalentes no governo nem ministros dos negócios estrangeiros a dizerem, com o ar de quem fez uma descoberta, que a língua tem um valor… descoberta de que castelhanos, franceses ou ingleses, norte-americanos ou canadianos, pouco inteligentemente nunca se aperceberam….

    1. Pensei o mesmo, Cristina Torrão! Linguagem da “linha”, afectada.

      É o vermâlho , o coâlho. . mesmo sem AO.

      1. Também sempre ouvi pessoas que dizem os és abertos assim fechados e os és fechados como is (é normal em algumas pronúncias). E ouço imensa gente que sempre deu erros de escrita justificar agora as calinadas que sempre deu com o acordo.

    2. Ou seja, a ortografia fonética é um dislate, já que os minhotos falam de outro modo e escrevem da mesma maneira.
      Por outro lado, ninguém sabe o que a modificação de palavras, com a mutilação dos grafemas da Língua Portuguesa (OP, AC, EC, etc) pode provocar – foi coisa que nunca foi tentada – nem lembrada – em qualquer país do 1º mundo.

        1. Bem, é claro que, com a mesma grafia, pode-se falar de maneira e com pronúncia diferentes. O meu comentário acima deve ser entendido como um piscar de olho (faltou o sapinho). Como sou do Norte, quis brincar com o facto de que no Sul sempre se pronunciou uma palavra como detectar/detetar” de maneira bem diferente 😉

          Embora também use o AO, não pretendi defender que se “debe” escrever assim como se fala.

    3. Os lisboetas e os alentejanos ou os minhotos e os angolanos pronunciam de modo diferente mas escrevem do mesmo modo, o que demonstra o dislate de uma “ortografia fonética” – uma ideia de há 150 anos e esquecida no 1º mundo.
      Mas, por outro lado, ninguém sabe o que pode resultar da mutilação de grafemas da língua portuguesa ( AC, EC, OP, etc).

  3. Sim, quem terá sido o pateta.
    Ou será que é preciso escrever “pactecta” para que se pronuncie bem “pateta”? (atenção, não pus vírgula entre “bem” e “pateta”)
    Ok, não é preciso escrever “pactecta” para que se pronuncie bem “pateta”. Então o problema do “detêta” por “detéta” deve ser visto como mais um dos muitos erros de Português dos jornalistas da geração powerpoint.
    Nesses erros inclui-se, entre outros exemplos, o “vâlho” por “vélho”, ou o “Tâjo” por “Téjo”. E ainda temos as “seladas”, os “òrinois” e outros bons tratos que os portugueses (para alguns, os “donos da língua”) reservam ao Português.
    Claro, estes já não são problema nem merecem ser ilustrados com imagens tropicais; afinal têm origem na tal ortografia perfeita e imutável de 1945 e no povo que reelegeu Sócrates.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *