As Ervas Daninhas


Teresa Ribeiro,

Marguerite Muir (Sabine Azéma) vai comprar sapatos à única loja onde encontra modelos adequados aos seus pés difíceis. Gosta, ficamos a saber pelo narrador, de ser atendida por uma empregada cujo toque lhe dá prazer. Não é inocente esta revelação. Ao fazê-lo em tom casual, o narrador presume que estamos em condições de reconhecê-la e a verdade é que estamos, mesmo que nunca tenhamos vivido uma situação exactamente igual. Esta pequena provocação, logo a abrir, põe-nos de sobreaviso. Este narrador tem o propósito de nos confrontar com sinais de leitura fácil mas de reconhecimento incómodo, procurando connosco uma cumplicidade que não pedimos. Não há dúvida, estamos a ver mais um Resnais. Os seus últimos filmes têm seguido este padrão: falsamente light, alegremente insidiosos, provocadores.

Marguerite tem um cabelo que nos remete imediatamente para o título do filme: hirsuto e pintado de vermelho, mais daninho não podia ser. A sua voz é firme, embora um pouco ansiosa, talvez porque vive sozinha e já não é jovem. É isto que sabemos dela quando na rua lhe roubam a mala por esticão, um acidente que a levará a conhecer Georges Palet (André Dussollier), um sexagenário casado há trinta anos e que explode de raiva e de desejo sempre que se cruza com mulheres que o atraem. Tamanha misoginia leva-o até a reflectir sobre crimes praticados no passado que não chegamos a saber se são fantasias ou factos reais.

Sublime nesta composição, Dussollier induz-nos a pensar, por reflexo, que a polícia nos adverte sempre de que em regra os serial killers parecem pessoas absolutamente normais. Ou seja, por interposto Dussolier, o realizador leva-nos a percepcionar os comportamentos mais bizarros das personagens desta história como possíveis. Se não banais, pelo menos possíveis.

Alain Resnais diverte-se à nossa custa com este estranho par que rejeitamos, mas cuja loucura entendemos bem demais. Sem juízos morais, mas com um sentido de humor notável, tal como no seu anterior filme Corações (Coeurs) de 2006, ele revela em Ervas Daninhas (2008) a loucura da normalidade, o jogo claro escuro entre as convenções sociais e os desejos. Um conflito velho como a Bíblia, mas que em tempos de individualismo exacerbado nos consome, transformando-nos em ervas daninhas de nós próprios. Dramático? Certainement, mais… Resnais obviamente não cai em lugares comuns e deste drama potencial faz uma espécie de comédia de costumes com molho agridoce.

Anne Consigny, que desempenha neste filme o papel de Suzanne Palet, mulher de Georges Palet, afirmou em entrevista recente que os filmes de Resnais “são sempre sobre violência, mesmo que neles não se encontrem cenas de violência“. A sua personagem, uma mulher que aceita a agressividade sempre latente do marido, com um passado possivelmente obscuro, e as suas constantes infidelidades com abnegação é um bom exemplo dessa agressividade subliminar de que a actriz fala. Apesar de dócil, nem por isso é menos agressiva do que a mulher de cabelos desvairados que o marido passa a desejar de forma obsessiva. Suzanne, só mais normal que os outros dois na aparência, dorme sozinha em posição fetal e é gentil para as amantes do marido. A sua excentricidade é a autofagia. Tudo porque tem medo de viver – ao contrário dos protagonistas, que têm medo de não viver.

Do alto dos seus 87 anos, Resnais só pode rir-se do desnorte da humanidade com a gestão do tempo. No fundo é o que faz neste filme, com uma espantosa frescura, não se esquecendo de deixar bem claro que nós, pacatos frequentadores de salas de cinema, também não somos o que parecemos. Ele sabe. E nós, no escurinho da sala, ficamos a saber que ele sabe.

Há várias semanas em sala, já não deve demorar em cartaz. Não é o melhor de Resnais, mas é um bom Resnais. Não o percam.

 

Na foto: Sabine Azéma, em Ervas Daninhas (2008), filme que concorreu à Palma de Ouro de Cannes/ 2009 e foi pretexto para a atribuição de um prémio especial de carreira a Alain Resnais.

17 comentários em “As Ervas Daninhas”

  1. Finalmente, um filme para ver no cinema. Nem dei por ele, e gosto tanto dos filmes do Resnais.
    Apresentado por ti neste texto excelente, seria imperdoável não correr para o cinema. Já agora… onde?

        1. Obrigada Teresa. Já percebi porque não encontrei, fiz a busca por “Ervas” e o título é “As Ervas “.. a ver se ainda consigo ir a tempo de ver. Tem razão o sexo e a cidade está por todo lado, eu nem sequer fui ver o primeiro. A série da TV nunca captou muito o meu interesse, vi meia duzia de episódios, uns mais interessantes que outros, e fiquei esclarecida.
          :)))

  2. Gostei muito desta análise ao filme, Teresa. Lamento (ainda) não ter visto ‘Ervas Daninhas’. Mas o anterior filme do Resnais, ‘Corações’, era excelente. Há mais de meio século que roda longas-metragens: começou logo com uma obra-prima: ‘Hiroxima, meu amor’ (1959).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *