A ajuda ao Moçambique submerso


#$&%#,

54258225_10161539688665298_4038954551867342848_n.j

(Sofala, área inundada)

Razões minhas, e fastio também, levaram a que há mais de três meses tivesse fechado a minha conta FB (fiquei a blogar). Reabro-a hoje, para juntar o meu teclado aos que pedem ajuda para Moçambique (o qual é, se os mais “anti-tuga” de lá me permitirem dizê-lo, também “minha” terra, pois onde está a terra vermelha na qual preferirei morrer, na estação das chuvas se possível).

Reabrir a conta FB faz-me regressar às opiniões alheias aí no rincão português, partilhadas por parte substancial do rol das minhas ligações. E isso não é bom, não me faz bem. João Pedro Simões Marques e Eduardo Cintra Torres continuam a sua tarefa iluminista, partilhando um magnífico texto de Luis Filipe Thomaz, um dos grandes intelectuais portugueses, sobre Fernão de Magalhães e, assim, afrontando os obscurantistas dominantes. O resto opinativo? É tétrico.

Mas percebo também que muitos se insurgem contra as delongas do socorro português a Moçambique. Sorrio, triste. Recordo um texto meu (inacessível no jornal) publicado no Público a 9 de Março de 2000. Sobre o atraso da ajuda enviada para as cheias de então. “Um timor e meio debaixo de água“, chamei-lhe, pois naquela época a “cooperação” portuguesa se centrava naquele país. Resmunguei, clamando: “Um Timor e meio levado pelas águas e tanto tardamos a acordar. (…) Com efeito o Infulene, o Maputo, o Inkomati, transbordaram há já um mês. Há quanto tempo publicou o “Público” o triste lamento do Nelson Saúte? (…) Claro que os governos reagem às televisões. Horrível? E se elas não existissem, que fariam os governos? Talvez nada. O estranho é que a RTP-África acompanhou o desaguar. (…) Tarde chegou a ajuda de emergência!” (ao texto guardei-o aqui, página 137). E a isso junto-lhe agora: tanto clamou a embaixada por uma ajuda urgente! Tínhamos então um excepcional embaixador, a pessoa mais sagaz, capaz e decente que encontrei, e uma bela equipa de diplomatas (três dos quais actuais embaixadores) e de quadros diplomáticos, gente atenta e activa. Tínhamos jornalistas no país. A ajuda demorou porque “Lisboa” (o governo) quis congregar a actuação com a UE, para “fazer figura”. E não me venham dizer que não é verdade.

Foi há 20 anos. A modorra, a incapacidade de actuação, do solidário fervilhar mantém-se. As pessoas mudam mas mantém-se a concepção do que é o lucro político, a “moeda política”. E a incultura dos políticos. E dos cidadãos (facebuqueiros tantos deles). Leio que o Secretário de Estado das Comunidades se desloca para o país para aquilatar da situação. Nem valeria a pena referir a monumental mediocridade intelectual e política que esse simples facto revela. Vale pois para tantos dos meus compatriotas isso é normal. Ou melhor dizendo, para tanto dos meus “compatriotas”. Porque, de facto, a minha “pátria” não é a dos vis boçais que julgam, que continuam a julgar, que isto é algo da tutela de um secundário mono, aquilo das Comunidades Portuguesas. E é este emigrante que o diz.

Enfim, as coisas são como são. Que cada um dê o que pode. Eu dei pouco, mais do que posso, pois nada posso.

E um dia, mais tarde, não agora que é apenas momento de ajudar, se vos for possível lavai as remelas. E abri a pestana.

0 comentários em “A ajuda ao Moçambique submerso”

  1. Como tem razão. Vi a miséria em que ficaram aqueles pobres, sempre pobres de tudo e agora com mais uma desgraça em cima. Vi a ajuda internacional no terreno. E, daqueles que colonizaram o país, onde se fala a mesma língua e deve haver tanto sinal português, não vi nem ouvi nada. Esta gente do governo não terá vergonha na cara?! Pois a mim envergonha-me pertencer a esta vil inacção. Que falta de humanidade e de memória.

  2. Afinal, acordámos. Devagarinho, uns mais lestos que outros. Mas aquele povo sofre muito. Nele, vejo Cristo vivendo a paixão.

  3. evidentemente existe a urgencia imediata de salvar pessoas, o jpt alerta e incita a comunidade a ajudar.

    A comunidade lamenta a tragedia …

    Os governos precisam de conhecer a situaçao para planearem a ajuda.

    Depois, quando a situaçao serenar e deixar de ser noticia, nao ficaremos a conhecer o que fizeram e poderiam ter feito as forças do proprio pais vitima.

    1. As estruturas do país vítimas são muito frágeis. Se deveriam ser mais consistentes? Com toda a certeza. Mas não são. Ainda assim, a catástrofe é por demais gigantesca para ser resolvida pelos recursos de um país (basta comparar, mal, quando há um fogo em Portugal, como logo surge apoio externo – ainda que aqui a economia kamoviana seja algo responsável pela fragilidade das respostas). Será necessário, antes de reflectir pela qual V. opta, considerar que uma área parecida com metade de Portugal foi alagada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *